Empresa . Histórico

A actividade hoje desenvolvida pela Sapec Terminais Portuários, tem o seu arranque em 1926.

Numa primeira fase de desenvolvimento está associada ás necessidades do grupo Sapec, primeiro como exportador de pirites e depois como importador de matérias primas para adubos, de uma forma mais marcada até por volta de 1970.

De 1970 a 1990, há uma segunda fase de consolidação da actividade adubeira e investimentos quer no cais, quer em meios de elevação, para movimentos na ordem das 300/350 milhares de toneladas.

As fases seguintes aparecem já, com um olhar diferente para a actividade do cais, onde são influentes os seguintes acontecimentos:

 

 

Entrada em vigor da lei das concessões e a Concessão de Serviço Público de movimentação de cargas ao Terminal Portuário Sapec.

A partir de 1995 com a assinatura do contrato de concessão, a história do cais Sapec, é uma história de sucesso que passou pela entrada em funcionamento de um Terminal de Granéis Líquidos (TGL) em Abril de 2004, e aguardando uma resposta positiva ao nosso pedido para um Projecto de Melhoria de Produtividade do Terminal Portuário Sapec, que criará condições de melhoria de serviço público e propiciará uma boa resposta aos clientes actuais e futuros do Parque Industrial Sapec Bay.